O ALTAR DE SANTA ROSÁLIA


Obras de: Francisco Fogliano

    


   

Vida de Santa Rosália

A vida de Santa Rosália é uma prova de que o homem, pela graça divina, consegue desapegar-se de tudo aquilo que o mundo oferece.Os pais de Rosália pertenciam à alta aristocracia da ilha da Sicília e, por laços de parentesco, estavam relacionados com a família real. Seus pais eram Sinibaldo e Roses, descendentes de Carlos Magno. A mãe se esmerou em dar à filhinha uma educação aprimorada (quadro 1 ).

Em nada se descuidou para garantir à menina um futuro risonho e feliz. Outro, porém, foi o plano de Deus que implantou no coração da donzela um ardente e forte desejo de pertencer unicamente a Ele. Impulsionada por estas aspirações, afastou-se da casa paterna (quadro 2) e escolheu para morada uma gruta inóspita, bem afastada da cidade (quadro 3).

Rosália, muito antes de executar esse plano, tinha tomado providências. A gruta de que se trata, acha-se perto de Palermo, na base do monte chamado Montreal. Singularíssima na sua formação, como nenhuma outra se prestava para ser habitada.

Naquela gruta viveu Rosália por algum tempo, como atesta a seguinte inscrição: "Eu, Rosália, filha de Sinibaldo, Senhor de Montreal e Roses, habitei nesta gruta por amor a Jesus Cristo". Não é conhecido o motivo que determinou a Santa a abandonar esta gruta. É provável que tenha passado para uma outra, mais retirada ainda, no monte Pelegrino.
S. Bernardo, pesquisando a vida de Santa Rosália, chega a esta conclusão: Supõe verdadeiro heroísmo renunciar a todo o auxílio humano, vendo-se rodeada de perigos e exposta às mais terríveis e perigosas ciladas do demônio.
Grande foi a dor de seus pais. Mandaram emissários por toda a parte, à procura da filha. Estes lhe encontraram os vestígios na primeira gruta e quando chegaram à segunda, a Santa sem vida, na posição de uma pessoa que dorme (quadro 4).

Numerosos foram os milagres com que Deus glorificou sua serva. A extinção da peste, que naquele tempo vastava a Sicília, foi atribuída a intercessão de Santa Rosália.

   Via sacra   O Altar  A Capela do Santíssimo  O Templo



   POLÍTICA DE PRIVACIDADE  TERMOS DE USO E NOTA LEGAL   CONTATO


Pastoral da Comunicação - Paróquiia Santa Rosália